Um projeto aprovado pelo ministério da cultura

Filme Documentário sobre a história do Recanto Maestro
 

A iniciativa de fazer um filme documentário sobre o Recanto Maestro partiu da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO) com o objetivo de celebrar os 20 anos de história do Centro
Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, retratando sua trajetória e a evolução da década de 80 aos dias atuais, a qual culmina com a inauguração da Faculdade Antonio Meneghetti.

A ABO, apresentando à sociedade brasileira e à comunidade internacional um exemplo vivo de desenvolvimento sustentável como é o Recanto Maestro, almeja contribuir para a educação e a cultura de nosso país. O Projeto Cultural do filme documentário Recanto Maestro: de um local abandonado a um projeto internacional de arte e cultura humanista, PRONAC 086490, foi aprovado pelo Ministério da Cultura nos termos do artigo 18º da Lei n.º 8.313/91 - Lei Rouanet.

O diferencial deste filme é a exposição do ineditismo do Projeto Ecobiológico “Recanto Maestro”, cuja base é a formação de pessoas em sinergia com a arquitetura, arte, preservação ambiental, restauração e preservação do patrimônio arquitetônico histórico, estimulando que outros projetos similares venham a ser desenvolvidos em outras partes do Brasil e do mundo.

O filme apresenta a evolução do local desde a década de 80 através de narração, imagens e entrevistas com os moradores da região, autoridades políticas e empresariais e com as pessoas que participaram da escolha e reconstrução do local. Foram captados depoimentos sobre como estas personalidades participaram da reconstrução do local, seus pontos de vistas sobre como era o local antigamente e como o percebem hoje.

O Projeto do filme documentário foi encaminhado ao Ministério da Cultura no mês de agosto de 2008 e sua aprovação foi publicada no Diário Oficial da União em 29/11/2008 como beneficiário do Mecenato, disponibilizado pela Lei de Incentivo à Cultura. Entre as diversas empresas apoiadoras do Projeto estão: Grupo Herval, Calçados Beira Rio, Puras do Brasil, Grupo Meta, Essencis, Cromus Embalagens, Todeschini, Florense e Super Tratores. Serão produzidas duas mil cópias do filme.

Parte desse material será distribuída gratuitamente nos lançamentos a partir do segundo semestre de 2009, conforme previsto no plano de ação proposto ao Ministério da Cultura. O material produzido também será disponibilizado para escolas estaduais e municipais, além de prefeituras da região e bibliotecas públicas.

Além disso, serão entregues exemplares para os apoiadores culturais e por ocasião das exibições nas cinco grandes capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Brasília. Quem receber o DVD ganhará ainda uma cópia do livro que está sendo publicado para lançamento conjunto ao filme, também contando a história do Recanto. A primeira edição desse material terá tiragem de 650 exemplares.

Para saber mais sobre o Projeto que deu origem ao filme, você pode acessar o site www.minc.gov.br, clicar no menu ‘apoio a projetos’ e digitar “Recanto Maestro” na ferramenta de busca.
 
 
Realização:   Incentivo:
 
 
Patrocínio:
 

2009 - 2011. Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Ontopsicologia. É vedada a reprodução ou cópia parcial ou integral de qualquer conteúdo desse site (texto ou imagens) sem a autorização escrita da Associação Brasileira de Ontopsicologia.